O que é Endodontia?

A endodontia é a especialidade da Odontologia que trata das lesões e doenças do nervo e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).

Endodontia, tratamento da zona sensitiva do dente (canal) que será tratado por um dentista clínico geral ou endodontista especializado em problemas de canal. A câmara pulpar e o canal radicular do dente são desinfectados e obturados. Um dente que foi tratado o seu canal e restaurado pode durar a vida toda, se você continuar cuidando dos dentes e gengiva.

Tratamento de canal consiste na remoção do tecido pulpar e posterior vedação do mesmo. O nervo que está contido neste conduto poderá estar inflamado, infeccionado, ou necrosado. Sendo assim, há três tipos de tratamento para esses casos distintos: no caso de inflamação, será removido o tecido e posteriormente obliterado com cimento reparador e obstrutivo, com o intuito de vedamento do canal; para o caso de infecção, deverá ser realizado uma penetração desinfetante para a eliminação de bactérias deste conduto. Quando necrosado este canal, além de ser desinfetado, haverá a eliminação de todas as bactérias e tecidos necróticos, sendo feito também a desinfecção periradicular, almejando a obliteração pós desinfecção necrótica.

A necrose dos tecidos pulpares e adjacentes podem levar a formação de exudato purolento, o qual pode disseminar-se por todo o organismo. Nestes casos, é necessário enuclear a bactéria causadora com a administração inicial de antibiótico terapia profilático.

Venha conhecer o nosso trabalho e realize uma avaliação do seu sorriso!